Tuesday, October 6, 2009

A BELEZA DA MONTAGEM

2 comments:

Tareka said...

Uma das pedras lapidares de toda a teoria da montagem (e do cinema tout court...) é o chamado "Efeito Kulechov". Trata-se de uma experiência formal levada a cabo pelo realizador/editor/professor russo Lev Kulechov* (com a participação de um aluno muito especial chamado Vsevolod Pudovkin) por volta de 1921 que consistia na projecção de uma sucessão de imagens perante um grupo de espectadores cujas reacções ao material com que foram confrontados fizeram história.
Ainda hoje, o efeito Kulechov pode ser visto em toda a sua potência nas mais diversas obras audiovisuais contemporâneas (filmes, séries, clips, telenovelas, publicidade, etc).
O resultado foi exatamente o esperado. Um depoimento de Pudovkin dá a idéia de como a experiência deu certo. Ele descreveu a reação do público "impressionado pela atuação... A fome aparente ao ver o prato de sopa;a sua seriedade e tristeza em relação à rapariga morta; e sua reflexão ao ver a mulher". Mas na verdade, o actor aparecia sempre na mesma expressão facial, feita com total neutralidade e falta de expressão.

Mokas said...

a menina esteve a estudar bem a lição....
nem nas aulas demos isso tão detalhadamente!
=P